Biblioteca de Ciências da Saúde Professor Jurandir Marães Picanço (BCS)

A Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS) compõe o Sistema de Bibliotecas da UFC e está localizada no campus do Porangabuçu. É uma evolução da Biblioteca da Faculdade de Medicina, instalada em 1948. É credenciada, mediante convênio, para atuar como Sub-Centro do BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde OPAS/OMS. Participa da alimentação da Base de Dados LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (editada em CD-ROM e online).

É Centro Cooperante da Sub-Rede Brasileira de Informações em Enfermagem, com o objetivo de coletar e processar o material gerado em enfermagem nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí e ainda mantém uma representação do PALTEX (Programa Ampliado de Livros de Texto e Materiais de Instrução), criado pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), cujo objetivo é a venda de livros e instrumentos médicos ou odontológicos, a um custo mais baixo, para as áreas de medicina, enfermagem, odontologia, medicina veterinária, saúde pública, engenharia sanitária, nutrição, saúde ambiental e outras áreas afins.

A BCS incorporou o acervo das extintas bibliotecas do Instituto de Medicina Preventiva e dos cursos de Farmácia e Odontologia, além da valiosa doação do curso de Enfermagem. É constituído de livros, periódicos científicos, dissertações, teses, folhetos e material multimídia, sendo especializado em enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina e odontologia. Possui ainda um setor de obras de referência, outro de obras raras e um antiquariato.

Horário

Atendimento Período Letivo : 2ª a 6ª – das 7h30 às 18h
Atendimento Período Férias Escolares : 2ª a 6ª – das 7h30 às 18h

Lista de Serviços

Consulte a lista dos serviços ofertados em todas as bibliotecas da UFC.

Infraestrutura disponível

A biblioteca funciona em dois pavimentos e dispõe de: 3 salões para estudo individual; 1 sala para estudo em grupo; 206 assentos para os usuários; 20 computadores destinados aos usuários; cobertura wireless; plataforma elevatória; entrada/saída dimensionadas que atendam às necessidades das pessoas com diversidade de deficiências; banheiro adaptado para cadeirantes; balcão de empréstimo adaptado para cadeirantes e 1 sala de vídeo para treinamentos.

Estrutura dos pavimentos:
Térreo – hall de entrada, setor de encadernação, projeto livros livres, balcão de guarda-volumes, setor de liberação, balcão de empréstimo, Seção de Atendimento ao Usuário, 2 salões de estudos, acervo geral, acervo de dissertações, teses e referências, salão de periódicos, computadores de consulta e pesquisa, banheiros;

1º andar: 2 salões de estudo, sala de estudo em grupo, direção, comutação, Seção de Representação Descritiva e Temática da Informação e sala de vídeo para treinamentos.

Contato

Diretora: Nicácia Lina do Carmo

Equipe: Adeli Gomes Moreira, Bernardo Silveira Mendes, Carlos Magno Lopes Lobo Sousa, Denise Barbosa dos Santos, Edvaldo de Sousa Siqueira, Érika Leite Fernandes, Francisco Eliezer Martins da Silva, José Rafael Oliveira Batista, Juliane Cavalcante Barbosa, Lidianne de Mesquita Lourenço, Maria Dolores Prado Carvalho, Maria Naires Alves de Souza, Raimundo Cézar Campos do Nascimento, Ulisses Vieira Rocha, Valder Cavalcante Maia Mendonça, Wanderson Cássio Oliveira Araújo.

Endereço: Rua Alexandre Baraúna, 1019 – Rodolfo Teófilo – Campus do Porangabuçu – CEP 60430-160 – Fortaleza – CE
E-mail: nicacia@ufc.br

Telefones:
(85) 3366 8025 (Diretoria)
(85) 3366 8022 (Atendimento ao Usuário)
(85) 3366 8026 (Balcão de empréstimo)
(85) 3366 8023 (Comutação)
(85) 3366 8023 / 8021 (PALTEX)
(85) 3366 8020 (Seção de Representação Descritiva e Temática da Informação)
(85) 3366 8024 (Laboratório de Encadernação)

Redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/bcs.ufc/

YouTube (vídeo institucional):  https://www.youtube.com/watch?v=2IQe2ZrKVrE&feature=youtu.be

Flickr: https://www.flickr.com/photos/bcs_ufc/