Biblioteca de Pós-Graduação em Engenharia Prof. Expedito José de Sá Parente (BPGE)

Em março de 1976, foi inaugurada com o nome de Biblioteca do Mestrado em Engenharia (BME) para dar apoio a Escola de Engenharia da Universidade do Ceará – EEUC. Seu acervo tinha uma vocação predominantemente voltada para o semiárido, por conta da origem dos professores que pertenciam a órgãos ligados às questões hídricas do Estado do Ceará.

Na década de noventa, passou a compor o Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) e mudou o nome para Biblioteca de Recursos Hídricos (BRH) no mesmo momento da criação do curso de especialização em hidrologia aplicada, o primeiro curso de pós-graduação do departamento na área de recursos hídricos. Este curso foi o embrião da pós-graduação, no modelo que hoje se desenvolve no DEHA.

Em 2006, mudou de prédio e passou a ser a Biblioteca de Pós-Graduação em Engenharia (BPGE) ampliando seu leque de atuação, dando suporte aos cursos de pós-graduação ligados ao Centro de Tecnologia da UFC. São 11 cursos de mestrado e 07 de doutorado distribuídos nas seguintes áreas: Engenharia Química; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Teleinformática; Engenharia de Materiais; Engenharia de Transportes e Logística e Pesquisa Operacional. No segundo semestre de 2017, foi criado o mestrado em Engenharia de Produção que teve sua primeira turma iniciando as atividades em janeiro de 2018.

Em 2018, muda de nome e passa a ser Biblioteca de Pós-Graduação em Engenharia, Prof. Expedito José de Sá Parente (BPGE), homenagem ao engenheiro químico cearense, reconhecido como ”pai do biodiesel’. O biodiesel foi descoberto a partir do óleo de algodão e teve a primeira patente mundial registrada em 1980, sendo hoje de domínio público. Falecido em 13/09/2011, o Prof. Expedito deixou muito orgulho no coração dos brasileiros. Já recebeu reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), do governo norte-americano, de empresas como a Boeing e de agências como a Nasa.

Horário

Atendimento Período Letivo : 2ª a 6ª – das 8h às 12h e das 13h às 17h
Atendimento nas férias escolares: 2ª a 6ª – das 8h às 12h e das 13h às 16h

Lista de Serviços

Consulte a lista dos serviços ofertados em todas as bibliotecas da UFC.

Infraestrutura disponível

Dispõe de uma área total de 243 m² e salão para estudo em grupo.

Contato

Diretora: Maria Marlene Rocha de Sousa
Apoio administrativo: Hohana Mara Sanders Vieira

Endereço: Campus do Pici – Bloco 713 – CEP 60451-970 – Fortaleza – CE
E-mail: mmarlene@ufc.br

Telefone
(85) 3366 9620

Redes Sociais

Facebook: www.facebook.com/bpgeufc/