Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Biblioteca Universitária

Área do conteúdo

BPGEC lança Projeto “Cadeiras Cativas”

Data da publicação: 6 de janeiro de 2025 Categoria: BPGEC, Eventos

Foto colorida mostrando mesas redonda com cadeiras azuis. No canto esquerdo aparecem estantes com livros.A Biblioteca de Pós-Graduação em Economia Professor Ari de Sá Cavalcante (BPGEC) tem o prazer de apresentar o Projeto “Cadeiras Cativas”. Inspirado em três pilares — escutar, reconhecer e conectar pessoas —, o projeto busca valorizar e dar voz aos nossos frequentadores mais assíduos, compartilhando suas histórias e reforçando o vínculo entre a biblioteca e sua comunidade acadêmica.

Ao longo do ano de 2025, divulgaremos em nossas mídias sociais (@bpgec.caenufc) histórias breves de usuários(as) que fazem da BPGEC um espaço de estudo, troca e crescimento. “Cadeiras Cativas” é uma iniciativa simples, mas valiosa, que parte da ideia de que reconhecer e valorizar as trajetórias individuais transforma a biblioteca em um ambiente acolhedor e inclusivo. Entendemos que uma das características mais marcantes do projeto é sua capacidade de equilibrar a dualidade entre a impessoalidade, princípio fundamental do serviço público, e a não neutralidade, que reconhece a importância de valorizar as singularidades humanas. Ao mesmo tempo em que o reconhecimento dos frequentadores assíduos é baseado em critérios gerais e objetivos, como a frequência e o uso do espaço — garantindo a justiça e a igualdade de tratamento —, o projeto também destaca histórias individuais, mostrando que o serviço público pode humanizar suas práticas sem comprometer seus princípios fundamentais. Essa abordagem tende a reforçar a confiança e a percepção positiva dos usuários sobre a biblioteca, promovendo um senso de pertencimento e conexão com o espaço público.

“Cadeiras Cativas” também se configura como uma oportunidade para que a equipe da BPGEC possa refletir e revisar práticas profissionais e pensar em formas de melhorar a experiência dos usuários. Pretende-se que, ao longo do ano de 2025, essas reflexões possam, inclusive, gerar contribuições teóricas sobre a atuação das bibliotecas universitárias na contemporaneidade, com ênfase no serviço público, visto que o projeto “Cadeiras Cativas” também dialoga com perspectivas teóricas que destacam a valorização das histórias humanas e o papel social da biblioteca.
Hannah Arendt, por exemplo, nos inspira a considerar o valor das narrativas individuais e a ação como elemento central da experiência humana, transformando a biblioteca em um espaço de memória e interação coletiva. À luz de Pierre Bourdieu, percebe-se a possibilidade de explorar o impacto simbólico e social da biblioteca, analisando como ela fortalece o capital cultural dos usuários e se torna um espaço de construção de identidade acadêmica e social.

Convidamos toda a comunidade acadêmica a acompanhar e participar deste projeto. Defendemos e praticamos a ideia de que as bibliotecas são espaços significativos, onde histórias são compartilhadas, relações são fortalecidas e as possibilidades de aprendizado vão além dos livros. Acompanhe nossas redes sociais e descubra singularidades da BPGEC.

 

Fonte: Equipe da BPGEC – (e-mail: bibliocaen@ufc.br)

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo