Biblioteca de Ciências da Saúde Professor Jurandir Marães Picanço (BCS)

A Biblioteca de Ciências da Saúde Professor Jurandir Marães Picanço (BCS) é uma evolução da Biblioteca da Faculdade de Medicina, instalada em 1948. Com o passar dos anos, incorporou o acervo das extintas bibliotecas do Instituto de Medicina Preventiva e dos cursos de Farmácia e Odontologia, além da valiosa doação do curso de Enfermagem. O acervo é especializado em farmácia, odontologia, enfermagem, medicina e fisioterapia. Possui a Sala de Obras Raras Bibliotecária Cleide Ancilon e o acervo de coleções especiais. O catálogo com as obras raras que integram seu acervo pode ser consultado neste link.
A BCS é credenciada, mediante convênio, para atuar como Sub-Centro do BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde OPAS/OMS. Participa da alimentação das bases de dados BDENF – Enfermagem e LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (editada em CD-ROM e online). É Centro Cooperante da Sub-Rede Brasileira de Informações em Enfermagem, com o objetivo de coletar e processar o material gerado em Enfermagem nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. É cadastrada na Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) – Brasil.
Conheça mais sobre a BCS no vídeo institucional feito em comemoração aos 70 anos de fundação dessa biblioteca e consultando o livro “Biblioteca de Ciências da Saúde: memória fotográfica”. Confira a galeria de imagens da BCS.
Horário
Atendimento Período Letivo: 2ª a 6ª – das 07h30 às 17h45.
Atendimento Período de Férias: 2ª a 6ª – das 08:00 às 17h.
Lista de serviços
Consulte a lista dos serviços ofertados em todas as bibliotecas da UFC.
Infraestrutura disponível
A BCS funciona em dois andares e dispõe de: 2 salões para estudo individual;
2 salas para estudo em grupo; 206 assentos para os(as) usuários(as); 16 computadores para pesquisa destinados aos(às) usuários(as) e 2 para consulta local; cobertura wi-fi através da Rede Eduroam; plataforma elevatória; entrada/saída dimensionadas que atendem às necessidades das Pessoas com Deficiência; banheiro adaptado para cadeirantes; balcão de empréstimo adaptado para cadeirantes e 1 sala para treinamentos.
Térreo: hall de entrada, banheiros, setor de encadernação, projeto livros livres, sala de obras raras, Divisão de Atendimento ao Usuário: balcão de guarda-volumes, setor de liberação, balcão de empréstimo e atendimento com os (as) bibliotecários(as). Salão de estudos, acervo geral, acervo de dissertações, teses e referências, acervo de coleções especiais, acervo da Estante Antirracista Professora Joselina da Silva, salão de periódicos, computadores disponíveis para consulta e pesquisa com programa específico para uso de pessoas com deficiência.
1º andar: 1 salão de estudo individual, 2 salas de estudo em grupo, chefia da biblioteca, Comutação Bibliográfica, Divisão de Representação da Informação e sala de treinamentos.
Endereço
Rua Alexandre Baraúna, 1019 – Rodolfo Teófilo – Campus do Porangabuçu – CEP 60430-160 – Fortaleza – CE
Contatos
Direção
Chefe: Nicácia Lina do Carmo
Fone e WhatsApp: (85) 3366 8025
E-mail: direcaobcs@ufc.br
Divisão de Atendimento ao Usuário
Chefe: Wanderson Cássio Oliveira Araújo
Fone e WhatsApp: (85) 3366 8022
E-mail: atendimentobcs@ufc.br
Equipe: Josilene de Araujo Ribeiro e Rosane Maria Costa.
Balcão de empréstimo/Setor de liberação
Fone e WhatsApp: (85) 3366 8026
E-mail: emprestimobcs@ufc.br
Equipe: Edvaldo de Sousa Siqueira, Raimundo Cezar Campos do Nascimento e Maria Alice da Silva de Lima.
Divisão de Representação da Informação
Chefe: Denise Barbosa dos Santos
Fone e WhatsApp: (85) 3366 8020
E-mail: srdtibcs@ufc.br
Equipe: Kelly Cristina Alves da Silva e Hemanuela Fernandes Melo dos Santos.
Laboratório de encadernação
Fone: (85) 3366 8024
Equipe: Bernardo Silveira Mendes e Carlos Magno Lopes Lobo.
Núcleo de Acessibilidade da BCS
Adeli Gomes Moreira
Kelly Cristina Alves da Silva
Nicácia Lina do Carmo
Valder Cavalcante Maia Mendonça
E-mail: acessibilidadebcs@ufc.br
Fone: (85) 33668025 / (85) 33668023
Comutação Bibliográfica (COMUT) e apoio administrativo
Valder Cavalcante Maia Mendonça
E-mail: comut100@ufc.br
Adeli Gomes Moreira
E-mail: adeli@ufc.br
Fone e WhatsApp: (85) 3366 8023.
Portaria e Guarda-volumes
Emerson Felício da Silva.
Zeladoria
Maria Leny Carlos Rufino e Rodrigo dos Santos Campos.
Redes sociais
Instagram: @bcsufc
Facebook: Biblioteca de Ciências da Saúde – UFC
Flickr: Biblioteca de Ciências da Saúde UFC
Atualizada em: 25/6/2026
