Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Biblioteca Universitária

Área do conteúdo

BCCP realiza semana de comemoração pelos 7 anos do projeto Livros Livres

Data de publicação: 26 de maio de 2023. Categoria: BCCP, Eventos, Livros livres, Notícias

Imagem com fundo azul e verde. No topo está escrito: 7 anos dos livros livres. Programação Especial. 29 de maio - 02 de junho. Abaixo desse cabeçalho aparece a descrição da programação.O Sistema de Bibliotecas, através da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP), preparou uma grande programação entre 30 de maio e 02 de junho com o tema “Livro bom é livro compartilhado: 7 anos do Livros Livres” para celebrar com a comunidade o aniversário do projeto. O “Livros Livres” foi criado em 2016 com o propósito de incentivar o gosto pela leitura ao viabilizar o compartilhamento de livros para a comunidade sem necessidade de cadastro e empréstimo.

A atividade teve como primeiro ponto de compartilhamento a BCCCP. Ao longo desse período o projeto foi expandido e atualmente temos 9 pontos espalhados nos campi do interior e da capital. Nesses 7 anos de atividade somente a BCCP já compartilhou mais de 10.500 títulos de literatura brasileira e estrangeira, histórias em quadrinhos, entre outros gêneros literários. Para continuar a disponibilizar livros de maneira gratuita o projeto precisa constantemente de livros doados pela comunidade e para tal estamos com uma campanha de arrecadação de livros que vai até o dia 02 de junho; cada livro doado equivale a um ponto que dá o direito de participar do sorteio de uma cesta literária cheia de brindes. Aceitamos livros de todos os gêneros literários, exceto livros didáticos e acadêmicos.

A semana de celebração começa no dia 29 de maio, segunda-feira, às 14h, com apresentação musical do Grupo Percussivo Acadêmicos da Casa Caiada, o lançamento da Revista Biblioteca em Cena e a Abertura da Exposição 7 anos Livros Livres no hall da Biblioteca. No dia 30 de maio, às 15h, no auditório da BCCP, acontecerá a segunda edição do ano do Clube de Leitura Livros Livres com o tema livro e leitura. As inscrições para participar do Clube de Leitura podem ser feitas através deste link.

Na quarta-feira, 31 de maio, lançaremos virtualmente nas plataformas de áudio o “Minuto Literário Livros Livres” e o “Na hora do almoço”, audição sonora do disco “Alucinação” de Belchior. A programação segue no dia 1 de junho com a apresentação “Crônicas afetivas: sonhos de juventude”, com a participação de estudantes-escritores de Literatura, Cultura e Arte, disciplina ministrada pelo Prof. Cavalcante Júnior. Em seguida teremos a roda de conversa “Democratizando a leitura” com a presença de Fernanda Meireles (BECE), Cristina Castro (Biblioteca Papoco de Ideias), Marcos de Sá (Periferia que lê) e Islânia Castro (Livros Livres), dialogando sobre a importância do acesso ao livro e a leitura. Durante o dia também teremos a realização da feirinha de artesanato, livros e papelaria. Para encerrar a semana, no dia 2 de junho haverá o sorteio do kit literário, o lançamento da Biblioteca das Coisas da BCCP, além da continuação da feirinha de artesanato, livros e papelaria.

A programação é aberta ao público.

 

Fonte: Francisco Moura (Coordenador do Arte na Biblioteca) – e-mail: moura@ufc.br

Acessar Ir para o topo