Biblioteca do Campus de Crateús realiza a I Semana do Livro e da Biblioteca

5 de novembro de 2019

SBM Crateús 2019 - Antônio Gomes

A Biblioteca do Campus de Crateús (BCCR) realizou durante os dias 29, 30 e 31 de outubro de 2019 a I Semana do Livro e da Biblioteca (SLB). A proposta de criação do evento está pautada na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto no 84.631 de 1980. De acordo com o documento, a semana é comemorada todos os anos entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro.

A primeira Semana do Livro e da Biblioteca do Campus de Crateús teve como objetivos: promover o acesso à informação; estimular a construção do conhecimento; difundir e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização da informação; e integrar alunos e coordenações de cursos.

Com uma programação diversificada, a SLB contou com a presença de profissionais de diversas áreas do conhecimento (advogada, bibliotecários e professores) para discutir temas relacionados aos cursos ofertados pelo Campus (Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas, Sistemas de Informação e Ciência da Computação).

SBM Crateús 2019 - Amarildo Rolim

No dia 29 de outubro, a palestra de abertura “Como identificar e publicar em bons periódicos e eventos científicos” foi ministrada pelo Prof. Dr. Antonio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física da UFC. Em sua fala, o professor destacou com ênfase a importância da pesquisa para as Universidades Públicas, assim como da publicação e divulgação de trabalhos relevantes para a sociedade.

No segundo dia do evento, 30 de outubro, no período da manhã, o público pôde prestigiar a palestra da advogada Ana Carolina Ferreira Matos, coordenadora da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) da UFC, com a temática “Patentes: o que você precisa saber”. Na ocasião, a palestrante apresentou casos reais como o licenciamento do Natchup, um ketchup natural à base de acerola, e do papel da inovação no âmbito acadêmico. Simultaneamente, no Laboratório de Informática, a bibliotecária Ana Cristina Azevedo Ursulino Melo, da Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP) da UFC, ministrou a oficina “Conhecendo o Portal de Periódicos da Capes”, na qual apresentou seus usos e funcionalidades para auxiliar na pesquisa de informações e conteúdos. No turno da tarde, o bibliotecário Francisco Edvander Pires Santos, da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da UFC, ministrou a oficina “Gerenciando referências com o Mendeley”. Os usuários tiveram a oportunidade de conhecer melhor a ferramenta para elaboração de listas de referências.

SBM Crateús 2019 - Giovanna Guedes

Na manhã do dia 31 de outubro, último dia do evento, foi realizada a palestra “Segurança da Informação: tecnologia, legislação e pessoas”, proferida pelo Prof. Me. Amarildo Maia Rolim, diretor da Divisão de Segurança da Informação (DSEG) da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC. Com o objetivo de conscientizar a cerca do tema segurança da informação, o professor alertou sobre os perigos e as medidas que podem ser tomadas para evitar possíveis riscos à instituição. Paralelo a isso, os ouvintes puderam participar da oficina sobre “Currículos Lattes e ORCID”, ministrada pela bibliotecária Juliana Soares Lima, da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da UFC. Na referida oficina, os usuários aprenderam a criar e preencher o currículo Lattes e o ORCID, assim como o papel das duas plataformas para divulgação científica e profissional. No início da tarde, para encerrar o evento, contamos com a presença da Profa. Dra. Maria Giovanna Guedes Farias, do Departamento de Ciências da Informação (DCINF) da UFC, que debateu sobre os “Aspectos práticos para elaboração de artigos científicos”. Tendo como base sua experiência na Comunicação Científica e por ser editora da Revista Informação em Pauta, ela trouxe cases reais e dicas sobre o que os periódicos científicos analisam em um artigo; a atenção para com as revistas predatórias; e os aspectos que devem ser considerados ao escrever e submeter um artigo.

Ao contar com a presença de alunos, professores e discentes de outras instituições de ensino do superior do município de Crateús e cidades circunvizinhas, a I Semana do Livro e da Biblioteca promoveu o acesso à informação, mostrou o papel da Biblioteca Universitária e a importância do diálogo com as coordenações dos cursos para ofertar eventos com temáticas pertinentes à comunidade acadêmica.

Fonte: Biblioteca do Campus de Crateús – fone 85 36919706.