Biblioteca de Pós-Graduação em Economia Agrícola (BPGEA)

A Biblioteca de Pós-Graduação em Economia Agrícola (BPGEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) surgiu com o Departamento de Economia Agrícola (DEA) em 1971. Inicialmente, o acervo era localizado em uma sala que abrigava os livros por disciplinas dos Professores do Mestrado organizada pela assistente administrativa Celina Leão Prado (in memoriam). No ano de 1984, foi realizada uma reestruturação no departamento com a contratação da bibliotecária Margareth de Figueiredo Nogueira Mesquita para organizar o acervo que já era bem amplo.

Entre os anos de 1985 a 1987, iniciaram-se os pedidos pelo então Diretor do Centro de Ciências Agrárias, o Prof. Antônio de Albuquerque Souza Filho, ao Reitor José de Anchieta Esmeraldo Barreto de inclusão da Biblioteca Setorial de Economia Agrícola no organograma da Biblioteca Universitária. Com esse entendimento, a Biblioteca foi incorporada ao organograma com a atual denominação. Ademais, no seu período de existência, a biblioteca passou por duas reformas, a primeira em 2000 e a mais recente, em 2018.

O seu acervo, constituído por livros, periódicos científicos, teses e dissertações entre outros tipos de documentos, é especializado nas áreas de economia agrícola e desenvolvimento e meio ambiente, e atende aos cursos de Pós-graduação em Economia Rural a nível de Mestrado e Doutorado, este aprovado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 4 (quatro).

O curso de Doutorado em Economia Rural do Departamento de Economia Agrícola (DEA) da UFC será o único no Brasil que atuará na área de concentração de Economia Rural, e é a BPGEA que dá suporte para as pesquisas realizadas por docentes e discentes, bem como o perfil voltado ao estudo de problemas relacionados ao meio rural (agronegócio, agricultura familiar, políticas públicas, meio ambiente, mercado de trabalho, atividades não agrícolas no meio rural, estudos do semiárido, produção agropecuária, pobreza etc.) e consequentemente com o desenvolvimento rural.

Horário

Atendimento Período Letivo : 2ª a 6ª – das 7h30 às 17h.
Atendimento Período Férias Escolares : 2ª a 6ª – das 8h às 17h.

Lista de Serviços

Consulte a lista dos serviços ofertados em todas as bibliotecas da UFC.

Infraestrutura disponível

A biblioteca disponibiliza sala para estudo coletivo e cabines para estudo individual, cobertura wireless, computadores disponíveis para acesso à internet e ao acervo eletrônico através do Sistema Pergamum. Quanto à questão da acessibilidade, dispõe de computador com software de leitura para pessoas com deficiência visual, rampa de acesso com corrimão e banheiro adaptado.

Contato

Chefe: Margareth de Figueiredo Nogueira Mesquita – margaret@ufc.br

Equipe: Francisco Helder Macedo Rangel (fhelder@ufc.br) e Giselle do Nascimento Rocha (giselle_nascimento@yahoo.com.br).

Endereço: Campus do Pici – Bloco 826 – CEP 60455-760 – Fortaleza – CE
E-mail: beagri@ufc.br

Telefone
(85) 3366 9719

Redes sociais
Facebook: www.facebook.com/ufcbeagri/