O “Livros, Prosa e Arte” volta repaginado neste semestre, em encontros instigantes. “Os livros que os docentes recomendam” é o tema do primeiro encontro.

14 de agosto de 2019

Com uma nova cara, o “Livros, Prosa e Arte”, que faz parte do “Arte na Biblioteca”, projeto da Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP), inicia o semestre com um encontro imperdível entre docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os convidados para o primeiro encontro são: Diana Azevedo, professora do curso de Engenharia Química e Júlio Araújo, professor do Departamento de Letras Vernáculas, em uma conversa instigante sobre “Os livros que os docentes recomendam”, intermediada pelo Professor Cavalcante Júnior, do Instituto de Cultura e Arte (ICA). O encontro será no dia 27 de agosto, às 16h, no Auditório da BCCP.

Diana Azevedo, é doutora em Engenharia Química pela Universidade do Porto (Portugal) e como docente da UFC, é bolsista de produtividade do CNPq (nível 1C).Atua principalmente na docência de Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias em nível de graduação e pós-graduação. Orienta teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC (conceito 6 CAPES). Foi membro titular do Comitê de Assessoramento de Engenharia Química do CNPq e do Comitê da área de Engenharias II da CAPES. Foi Professora Visitante Ad honorem da Universidade Nacional de San Luis, na Argentina. Atualmente, é coordenadora-adjunta (CAPES) da área de Engenharias II para os Programas de Pós-Graduação profissionais (2018-2022). Faz parte do corpo de diretores da International Adsorption Society (IAS) e do Conselho Superior da FUNCAP (FAP do estado do Ceará). Pertence ao Corpo Editorial das revistas científicas Adsorption, Adsorption Science and Technology e é editora associada dos periódicos científicos Brazilian Journal of Chemical Engineeering e Chemical Engineering Research & Design.

Júlio Araújo, é doutor em Linguística pela UFC, com Pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática e as Teorias Críticas do Discurso, estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com foco em gêneros textuais, novos letramentos, EaD, convergência de mídias e hipertextos. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) e coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL).

O evento “Livros, Prosa e Arte” é uma iniciativa do Arte na Biblioteca, projeto de produção e disseminação de ações artístico-culturais da Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP), em parceria com a Varanda de Ciência Poética (Cipó), coordenada pelo professor Cavalcante Junior. Sempre na última terça-feira* de cada mês, o “Livros, Prosa e Arte” tem como objeto central o diálogo entre os leitores acerca das ideias que evocam os livros e sobre os desafios literários no Brasil contemporâneo.

Fonte: Islânia Castro Teixeira da Silva, bibliotecária da Biblioteca Central do Campus do Pici – fone 85 3366 9515.

*Não é necessária a inscrição prévia, mas a participação no evento está sujeita à lotação do local, que tem capacidade para 60 pessoas. Para os que comparecerem, haverá emissão de declaração de participação.

 

Marcadores: