Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Sistema de Bibliotecas

Área do conteúdo

Biblioteca Central do Campus do Pici recebe doação de acervo pessoal do Professor Osmar Gonçalves

Data da publicação: 13 de outubro de 2025 Categoria: BCCP, Notícias

A Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP) recebeu, em 2024, uma doação significativa do acervo particular do Professor Osmar Gonçalves do Reis Filho, que foi um estimado docente do curso de Cinema e Audiovisual e também atuou no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A doação, que compreende aproximadamente 900 títulos, enriquece o acervo da BCCP e perpetua a memória e legado intelectual do Prof. Osmar, que nos deixou precocemente em 2024, aos 44 anos.

Nas estantes da biblioteca já é possível encontrar vários exemplares das áreas de fotografia, cinema e audiovisual, que pertenciam ao Prof. Osmar Gonçalves, com seu nome presente em carimbos, e que foram gentilmente cedidos por sua esposa, Nicole Duarte, permitindo que o acervo do professor siga inspirando quem estuda por meio de seus livros, despertando o desejo pelo aprendizado e conhecimento.

Além das obras que serão integradas ao acervo da BCCP, parte da doação será distribuída para enriquecer outras unidades do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFC, o projeto Livros Livres e o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Fortaleza. A equipe da biblioteca segue trabalhando para inclusão das publicações em seu acervo e sua disponibilização ao público.

Os livros doados trazem uma dedicatória especial de sua esposa, Nicole. Ela eterniza a memória do professor e convida o leitor a sentir sua presença simbólica em cada página:

“Prof. Osmar Gonçalves do Reis Filho é o filho mais velho de Sônia e Osmar, irmão de Fabrício, Geny e Matheus. Nascido em Ribeirão Preto – SP em 1979, passou a infância e adolescência entre jogos de futebol no clube do Comercial, entre músicas tocadas com os amigos da escola, andando de skate e bicicleta, atividades que manteve até a vida adulta. “Corinthiano roxo”, saiu de casa aos 17 anos para iniciar seus estudos em Belo Horizonte, na UFMG. Em BH, conheceu sua esposa e parceira de vida, Nicole Duarte. Em 2010 foram juntos para Fortaleza, onde Osmar foi docente do curso de Cinema e Audiovisual da UFC. Amava livros, discos de vinil, fotografia, café e uma boa cachacinha. Era, sobretudo, um grande amante da vida, amigo gentil, filho querido, companheiro amoroso, estimulador da coragem e do pensar.

Nos deixou em 2024, aos 44 anos, de forma precoce, mas se faz presente neste livro que você tem em mãos, no aroma do café, no gol comemorado do Corinthians, nos discos e na guitarra tocados no sábado de manhã, no mergulho de mar e nos almoços de domingo em família, que tanto amava.”

Agradecemos à Sra. Nicole Duarte pela generosa doação dos livros do Prof. Osmar Gonçalves. Sua valiosa contribuição enriquece significativamente nosso acervo e representa um gesto de partilha e preservação da memória de um grande mestre. Que esse ato continue a inspirar o caminho de todos que buscam aprender.

Nossa sincera gratidão.

Fonte: Direção da Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP)

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo