Português

Biblioteca de Ciências da Saúde Professor Jurandir Marães Picanço (BCS)

A Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS) compõe o Sistema de Bibliotecas da UFC e está localizada no campus do Porangabuçu. É uma evolução da Biblioteca da Faculdade de Medicina, instalada em 1948. É credenciada, mediante convênio, para atuar como Sub-Centro do BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde OPAS/OMS. Participa da alimentação da Base de Dados LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (editada em CD-ROM e online).

É Centro Cooperante da Sub-Rede Brasileira de Informações em Enfermagem, com o objetivo de coletar e processar o material gerado em enfermagem nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí e ainda mantém uma representação do PALTEX (Programa Ampliado de Livros de Texto e Materiais de Instrução), criado pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), cujo objetivo é a venda de livros e instrumentos médicos ou odontológicos, a um custo mais baixo, para as áreas de medicina, enfermagem, odontologia, medicina veterinária, saúde pública, engenharia sanitária, nutrição, saúde ambiental e outras áreas afins.

A BCS incorporou o acervo das extintas bibliotecas do Instituto de Medicina Preventiva e dos cursos de Farmácia e Odontologia, além da valiosa doação do curso de Enfermagem. É constituído de livros, periódicos científicos, dissertações, teses, folhetos e material multimídia, sendo especializado em enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina e odontologia. Possui ainda um setor de obras de referência, outro de obras raras e um antiquariato.

Horário

Atendimento Período Letivo : 2ª a 6ª – das 7h30 às 18h
Atendimento Período Férias Escolares : 2ª a 6ª – das 7h30 às 18h

Lista de Serviços

Consulte a lista dos serviços ofertados em todas as bibliotecas da UFC.

Infraestrutura disponível

A biblioteca funciona em dois pavimentos e dispõe de: 3 salões para estudo individual; 1 sala para estudo em grupo; 206 assentos para os usuários; 20 computadores destinados aos usuários; cobertura wireless; plataforma elevatória; entrada/saída dimensionadas que atendam às necessidades das pessoas com diversidade de deficiências; banheiro adaptado para cadeirantes; balcão de empréstimo adaptado para cadeirantes e 1 sala de vídeo para treinamentos.

Estrutura dos pavimentos:
Térreo – hall de entrada, setor de encadernação, projeto livros livres, balcão de guarda-volumes, setor de liberação, balcão de empréstimo, Seção de Atendimento ao Usuário, 2 salões de estudos, acervo geral, acervo de dissertações, teses e referências, salão de periódicos, computadores de consulta e pesquisa, banheiros;

1º andar: 2 salões de estudo, sala de estudo em grupo, direção, comutação, Seção de Representação Descritiva e Temática da Informação e sala de vídeo para treinamentos.

Endereço

Rua Alexandre Baraúna, 1019 – Rodolfo Teófilo – Campus do Porangabuçu – CEP 60430-160 – Fortaleza – CE

Contato

Direção

Chefe: Nicácia Lina do Carmo
Fone: (85) 3366 8025
E-mail: direcaobcs@ufc.br

Apoio administrativo: Adeli Gomes Moreira, Raimundo Cezar Campos do Nascimento e Valder Cavalcante Maia Mendonça.

Fone: (85) 3366 8023 (Comutação)
E-mail: comut100@ufc.br

Seção de Atendimento ao Usuário

Chefe da Seção: Maria Naires Alves de Souza
Fone: (85) 3366 8022
E-mail: atendimentobcs@ufc.br
Equipe: Carlos Magno Lopes Lobo Sousa, Edvaldo de Sousa Siqueira, Francisco Eliezer Martins da Silva, José Rafael Oliveira Batista, Juliane Cavalcante Barbosa, Lidianne de Mesquita Lourenço e Wanderson Cássio Oliveira Araújo.

Fone: (85) 3366 8026 (balcão de empréstimo)
E-mail: emprestimobcs@ufc.br

Seção de Representação Descritiva e Temática da Informação

Chefe da Seção: Denise Barbosa dos Santos
Fone: (85) 3366 8020
E-mail: srdtibcs@ufc.br
Equipe: Maria Dolores Prado Carvalho

Laboratório de encadernação

Responsáveis: Bernardo Silveira Mendes e Ulisses Vieira Rocha.
Fone: (85) 3366 8024

Redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/bcs.ufc/
Flickr: https://www.flickr.com/photos/bcs_ufc/
YouTube (vídeo institucional):  https://www.youtube.com/watch?v=2IQe2ZrKVrE&feature=youtu.be