Parcerias para maximizar ações
Data da publicação: 17 de janeiro de 2025 Categoria: BCCP, BFEAAC, BPGE, BPGEC, NotíciasNo dia 17 de janeiro de 2025, a colaboração entre a BPGE, representada por Érica Filomena Araújo Barros; a BFEAAC, representada por Erika Leite Fernandes; a SAU/BCCP, representada por Luís Mateus Paiva da Silva; e a BPGEC, representada por Weslayne Nunes de Sales, evidenciou como o trabalho conjunto pode superar desafios e atender às demandas acadêmicas de forma eficiente e estratégica.
O destaque foi a apresentação do treinamento “Elaboração de dissertação e ferramentas essenciais para referências“, solicitado à BPGE pelo Programa Pós-Graduação em Engenharia Química, representado pelos professores Valderez Rocha, Hosiberto Batista de Sant’ana e Morsyleide de Freitas Rosa. Para garantir que o treinamento atendesse de forma precisa às necessidades do público, a BPGE realizou uma reunião com a BPGEC, representada por Weslayne Nunes de Sales, para indicar os principais desafios percebidos em relação à normalização dos trabalhos enviados pelos egressos do mestrado em Engenharia Química ao Repositório Institucional da UFC. Por conhecer de perto a realidade do curso, a BPGE contribuiu ao destacar pontos específicos que poderiam ser mais explorados, permitindo que o treinamento fosse personalizado e eficaz.
O treinamento abordou temas fundamentais como normalização de trabalhos acadêmicos, plágio, e o uso de operadores booleanos para a pesquisa acadêmica. A apresentação foi viabilizada com o apoio da SAU/BCCP, representada por Luis Mateus Paiva da Silva, que compartilhou materiais previamente desenvolvidos e adaptados para atender às necessidades específicas levantadas pela BPGE. A BFEAAC, representada por Erika Leite Fernandes, também participou do evento, acompanhando a apresentação como parte de um projeto de integração futura entre as bibliotecas.
Essa ação reforça a importância do trabalho colaborativo e da troca de conhecimentos entre bibliotecas. Em um cenário de demandas acadêmicas crescentes e recursos limitados, parcerias se tornam indispensáveis para otimizar esforços, ampliar as oportunidades de capacitação e garantir um atendimento de excelência à comunidade acadêmica.
Além disso, a experiência destaca o papel estratégico do diálogo contínuo entre bibliotecas. A união de recursos e expertises fortalece as unidades envolvidas e consolida as bibliotecas como espaços essenciais de apoio à pesquisa, ensino e formação acadêmica, promovendo aprendizado e inovação em toda a comunidade universitária.
Para acompanhar mais ações, siga:
@bpgec.caenufc
@bpgeufc
@bibliotecadafeaac
@bccpufc
Fonte: Weslayne Nunes de Sales (BPGEC); Érica Filomena Araújo Barros (BPGE); Erika Leite Fernandes (BFEAAC); Luis Mateus Paiva da Silva (SAU/BCCP)