Pesquisa de bibliotecário da UFC é premiada no Enancib
Data da publicação: 19 de novembro de 2024 Categoria: NotíciasDurante o XXIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), realizado na cidade de Vitória-ES, entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, o bibliotecário Wánderson Cássio Oliveira Araújo apresentou dois trabalhos relacionados à sua pesquisa de doutorado, atualmente em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Dentre os trabalhos apresentados estava o estudo Modelagem de Fluxos de Informação em Projetos: Proposta para Construção e Avaliação de Metaestruturas de Circulação da Informação que conquistou o primeiro lugar na categoria de trabalhos completos do Grupo de Trabalho 4: Gestão da Informação e do Conhecimento. O trabalho tem co-autoria com o professor Gregório Varvakis, orientador de Cássio na UFSC, e com António Lucas Soares, co-orientador de Cássio e professor no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência da Universidade do Porto.
A proposta central do trabalho foi apresentar um modelo que organiza a infraestrutura dos ambientes informacionais em projetos voltados ao desenvolvimento de bens, serviços e tecnologias. Essa estrutura visa otimizar os fluxos de informação nos projetos, permitindo que as equipes identifiquem e gerenciem ideias com maior potencial de utilidade.
O modelo é estruturado em quatro dimensões principais: Fases dos fluxos de informação; Elementos que compõem e organizam os fluxos; Processos que garantem o funcionamento dos fluxos e Aspectos de influência, que podem impactar positiva ou negativamente a eficiência dos fluxos.
Ao aplicar essa modelagem, é esperado que os projetos consigam gerenciar e aproveitar melhor as informações e o conhecimento necessários para alcançar seus objetivos. Isso reduz a perda de conteúdo relevante, facilita o reaproveitamento de informações em projetos futuros ou parcerias, e permite mapear e explorar fontes informacionais estratégicas para resolver problemas organizacionais e identificar oportunidades.
A segunda etapa da pesquisa está em andamento, focada na coleta de dados em diferentes empresas. Esse processo visa refinar o modelo proposto, garantindo maior aplicabilidade e precisão. Ao final do doutorado, o objetivo é disponibilizar um modelo robusto, capaz de ser implementado em startups, spin-offs, laboratórios e grupos de pesquisa da UFC. Esses ambientes poderão gerenciar melhor suas infraestruturas informacionais, maximizando o potencial das ideias e conhecimentos que produzem.
Fonte: Wánderson Cássio Oliveira Araújo (e-mail: wcassio@ufc.br)