Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Biblioteca Universitária

Área do conteúdo

Normas do Empréstimo

Usuários

O empréstimo de obras do acervo das bibliotecas da UFC está disponível para as seguintes categorias de usuários:

  • Usuários regulares: os professores, inclusive Professores Visitantes e Professores Substitutos, estudantes de graduação presencial e semipresencial, alunos de pós-graduação (mestrado, doutorado, especialização e residência vinculada ao Complexo Hospitalar) e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará, inclusive docentes e servidores aposentados. Essa categoria de usuário tem direito ao empréstimo do material bibliográfico depositado em qualquer das bibliotecas.

§ Os estudantes devem estar devidamente matriculados e cursando disciplinas.

  • Usuários especiais: bolsistas da CAPES e do CNPq, desde que possuam vínculo ativo com a UFC, e pessoas ligadas a convênios executados pela Universidade, assim considerados por solicitação de Diretor de Centro ou Faculdade, e alunos de cursos especiais, por indicação dos respectivos coordenadores. Essa categoria de usuário tem direito ao empréstimo do material bibliográfico depositado na biblioteca específica.
  • Estudantes das Casas de Cultura Estrangeira. Essa categoria de usuário tem direito ao empréstimo do material bibliográfico depositado na biblioteca específica.

Observações:

  • O empréstimo domiciliar não se aplica a alunos com matrícula especial (alunos especiais e alunos de mobilidade acadêmica) e a funcionários da EBSERH.

Inscrição

Estudantes de graduação e de pós-graduação podem se cadastrar no Pergamum (Sistema de Automação de Bibliotecas) ao ingressarem na Universidade. Esse cadastro deve ser realizado presencialmente nas bibliotecas.

Estudantes de graduação e de pós-graduação que estejam em trancamento total, matrícula institucional ou abandono temporário dos estudos não podem se cadastrar na biblioteca e/ou realizar empréstimo.

Docentes e técnico-administrativos também devem realizar o cadastro presencialmente nas bibliotecas. Já os usuários especiais (pesquisadores) devem dirigir-se às bibliotecas específicas, portando a documentação necessária, para solicitar seu cadastro no sistema.

Para a ativação do cadastro na Biblioteca é necessário apresentar um documento de identidade válido com foto (como carteira de identidade, carteira de estudante, carteira de trabalho, carteira funcional, carteira de habilitação – CNH impressa e digital, passaporte) e um documento atualizado de confirmação do vínculo com a UFC (impresso ou digital), conforme quadro a seguir:

Usuário   Documento 
Alunos de graduação (presencial e semipresencial), alunos de pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização) e alunos das Casas de Cultura Estrangeira
  • Atestado de matrícula emitido pelo SIGAA
Residentes vinculados ao Complexo Hospitalar da UFC
  • Contracheque atual
Professores e servidores técnico-administrativos (ativos e aposentados)
  • Contracheque atual
Professores substitutos
  • Contracheque atual
  • Comprovação do período de permanência no cargo
Usuários especiais (Pesquisadores)

Em seguida, os dados pessoais são conferidos e é cadastrada a senha do empréstimo, utilizada para efetuar os empréstimos na biblioteca. A senha também é usada no autoatendimento pela Internet.

Quando houver solicitação da mudança de senha, o usuário deverá apresentar documento de identidade e preencher formulário informando o motivo da alteração.

Tipos, quantidade e prazos de empréstimo de material

Usuários Tipo de obra Nº de itens*         Dias
Todas as categorias Livros, folhetos, monografias, dissertações,  teses, DVDs, CD-ROMs e fitas de vídeo 16 30

* Não inclui os materiais adicionais, ou seja, os itens que acompanham os livros.

Renovação

O usuário poderá ter o seu empréstimo renovado ao término do prazo para devolução, desde que os exemplares não estejam em atraso ou reservados para outros usuários. É possível renovar cada obra até o limite de 10 vezes. A renovação pode ser efetuada em qualquer biblioteca ou pela internet.

Reserva

O usuário poderá reservar obras que se encontrem emprestadas, até o limite de 10 exemplares. Pode ser efetuada em qualquer biblioteca ou pela internet. O tempo de disponibilidade da reserva é de 24 horas, portanto o usuário deve acessar sua conta na Biblioteca (Meu Pergamum) diariamente para verificar se sua reserva já foi liberada.

Devolução

Só pode ser efetuada na biblioteca em que o material foi retirado. É de inteira responsabilidade do usuário o cumprimento dos prazos de devolução, que constam dos comprovantes e que podem ser verificados através do Meu Pergamum. O envio de e-mails de aviso de devolução é um serviço complementar da biblioteca, e não isenta o usuário do pagamento de eventuais multas, caso não seja recebido.

O usuário deve dirigir-se à biblioteca para devolver materiais pendentes ou pagar débitos, quitando assim seus compromissos com as Bibliotecas da UFC a fim de efetuar matrícula, trancamento, fazer pedido de transferência, realizar mudança de curso ou solicitar expedição de diploma.

Declaração de Nada Consta

A emissão da Declaração de Nada Consta encerra automaticamente o vínculo do usuário com a biblioteca. Ela deve ser solicitada quando usuário for encerrar seu vínculo com a UFC (mudança de cursa, colação de grau etc.). A declaração só é emitida para pessoas que não possuem nenhum débito com a biblioteca.  Ela pode ser solicitada em qualquer Biblioteca do Sistema de Bibliotecas da UFC ou através do Meu Pergamum (Tutorial para emissão de Nada Consta on-line).

Penalidades

Será cobrada multa em caso de não devolução de material bibliográfico no prazo previsto, por item e por dias úteis de atraso, conforme determina a Resolução Nº 12/CONSUNI, de 17 de novembro de 2022. A multa diária por item atrasado é de R$ 1,00. Acesse o tutorial e veja como efetivar o pagamento de débitos com as bibliotecas via GRU, Pix, PicPay ou cartão de crédito.

O usuário com multa pendente no valor igual ou superior a R$ 10,00 estará automaticamente suspenso da Biblioteca, tendo a situação regularizada após realizar a quitação do valor referente aos dias em atraso.

As obras perdidas ou danificadas deverão ser substituídas pelos(as) usuários(as), mediante acordo com a administração da Biblioteca.

Acessar Ir para o topo