Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Sistema de Bibliotecas

Área do conteúdo

Biblioteca Laboratório Profa. Ivone Bastos Bomfim Andrade (LABIB)

Foto colorida mostrando frontalmente parte do espaço da Labib. Em primeiro plano aparecem várias cadeiras escolares com estofado preto e ao fundo aparecem algumas estantes de açõ.A Biblioteca Laboratório foi idealizada em 2007 e inaugurada em 2010, recebendo o nome “Prof. Antônio Martins Filho” em homenagem ao primeiro reitor da UFC. Surgiu como projeto de extensão com o objetivo de ser um espaço laboratorial que integrasse teoria e prática, oferecendo aos alunos de Biblioteconomia experiências profissionais e promovendo também a aproximação com a comunidade do Benfica.

Após períodos de funcionamento esporádico e interrupções, inclusive durante a pandemia, a Labib retomou suas atividades em 2022 sob coordenação das professoras Maria Áurea Montenegro e Odete Mayra Mesquita. Em 2023,
ganhou novo fôlego com a chegada de apoio bibliotecário, além do auxílio de bolsistas extensionistas, bolsistas de iniciação acadêmica e estagiários do estágio obrigatório, o que possibilitou maior dinamismo e continuidade às
ações desenvolvidas. Nesse mesmo ano, passou a se chamar Biblioteca Laboratório Profa. Ivone Bastos Bomfim Andrade, em homenagem à docente que atuou por quase três décadas no curso de Biblioteconomia da UFC. A mudança de nome foi oficializada em 2024 pelo Conselho Universitário, e em 2025 a Labib foi formalmente integrada ao Sistema de Bibliotecas da UFC (Sibi-UFC).

O acervo da Labib contempla diversas obras e áreas, com destaque para obras de Biblioteconomia, além das coleções especiais de Maria da Conceição Sousa, primeira bibliotecária do Ceará, e do jornalista José Caminha de Alencar Araripe, fundador do curso de Jornalismo da UFC. O acesso ao acervo está, atualmente indisponível, mas ele ser disponibilizado para empréstimo num futuro próximo.

Horário

Atendimento período letivo: 2a a 6a – das 9h às 13h e das 14h às 18h
Atendimento Período Férias Escolares: 2a a 6a – 8h às 17h

Lista de Serviços

Consulte a lista dos serviços ofertados pelas bibliotecas da UFC.

Infraestrutura disponível

O espaço da Labib dispõe de computadores para pesquisa, mesas para estudo individual e em grupo.

Endereço

Av. da Universidade, 2762 (2o andar) – Benfica – CH 2 – Bloco Didático Prof. Ícaro de Sousa Moreira – CEP 60020-181 – Fortaleza – CE

Contato

Bibliotecária: Cristiane Alves Silva
Whatsapp: (85) 3366-7697
E-mail: labibdcinf@ufc.br

Redes Sociais

Instagram: @labibdcinf
Site: labib.ufc.br

 

Atualizada em: 05/09/2025

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo