Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Biblioteca Universitária

Área do conteúdo

Biblioteca Universitária irá digitalizar TCC, dissertações e teses retrospectivas

Data de publicação: 9 de dezembro de 2022. Categoria: Campanhas, Notícias, Repositório Institucional

Escudo azul se fragmentando na lateral superior direita. Fora do escudo, a direita, está escrito Repositório Institucional e, logo abaixo, Universidade Federal do CearáFoi publicada, no dia 08 de dezembro de 2022, a Portaria nº 348 que regulamenta a digitalização e a disponibilização de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de graduação e especialização, dissertações e teses retrospectivas, no âmbito da Biblioteca Universitária, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dentre outras deliberações, a portaria autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, ou seja, trabalhos que foram depositados na biblioteca no formato impresso serão, gradativamente, digitalizados e terão sua versão eletrônica depositada de maneira pública no RI.

Ainda sobre a portaria, destacamos que, em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. A Biblioteca solicita que autores(as) que desejarem utilizar esse recurso, façam a solicitação até o dia 31 de janeiro de 2023, a fim de evitar transtornos no processo de disponibilização dos materiais.

A digitalização e disponibilização desses documentos visa, sobretudo, ampliar e facilitar o livre acesso à produção técnico-científica e institucional da UFC para a sociedade em geral e cumprir o que está disposto nas Portarias do MEC nº 360/2022 e nº 613/2022.

 

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – e-mail: bu@ufc.br

 

Acessar Ir para o topo