Português

Alteração do nome da Biblioteca de Ciências e Tecnologia

25 de outubro de 2016

Informamos que o Conselho Universitário (Consuni), acatando solicitação da Biblioteca Universitária, resolveu alterar a denominação da Biblioteca de Ciências e Tecnologia para Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP).

Consulte a Resolução Nº 36/CONSUNI, de 26 de agosto de 2016, que apresenta a nova denominação da Biblioteca. (PDF 103.59 KB)

A necessidade de mudança do nome deu-se em virtude da ampliação das áreas do conhecimento atendidas pela biblioteca, englobando os cursos de graduação e pós-graduação dos seguintes Centros e Institutos da UFC: Centro de Ciências; Centro de Ciências Agrárias; Centro de Tecnologia; Instituto de Cultura e Arte; Instituto de Educação Física e Esportes e Instituto UFC Virtual.

Oportunamente, a Direção da Biblioteca Universitária, com o aval das unidades acadêmicas consultadas, apresentou o nome do Prof. Abreu Matos para nominar a biblioteca, prestando uma homenagem pelos seus relevantes serviços prestados à Universidade e à sociedade.

Doutor em Farmacognosia, o Prof. Abreu Matos dedicou 37 anos de sua vida às atividades de docência e pesquisa na Universidade Federal do Ceará. Durante décadas, desbravou territórios do Nordeste na companhia do botânico Afrânio Fernandes, com quem identificou e catalogou centenas de espécies de plantas nativas. Criou o Projeto Farmácias Vivas em 1983, que incentiva a instalação de hortas nas comunidades e promove a orientação para o uso correto das plantas medicinais brasileiras, e mesmo aposentado continuou trabalhando nesse projeto até sua morte. Na data de seu nascimento, 22 de maio, foi instituído o Dia da Planta Medicinal (Fonte: Site Seara da Ciência/UFC)

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fone: 3366 9507