Atualização do Manual de Procedimentos da Rede de Núcleos de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência (NAPD/SiBi-UFC)
Data da publicação: 30 de abril de 2026 Categoria: Coordenadorias do SiBi, Notícias, PergamumA iniciativa dá continuidade a um movimento já iniciado em 2023, quando foram sistematizadas e registradas as primeiras diretrizes e práticas voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência no SiBi-UFC. O novo manual consolida e sistematiza essas experiências, oferecendo orientações atualizadas para os profissionais que atuam nas bibliotecas da Universidade.
O documento tem como principal objetivo orientar o atendimento a usuários com deficiência visual e/ou comprometimento motor, que impossibilite o manuseio de materiais impressos. Para tanto, apresenta orientações acerca dos fluxos de trabalho, serviços ofertados, prazos de atendimento e requisitos para sua utilização. Além disso, o manual detalha procedimentos relacionados ao cadastro de usuários em sistemas institucionais e redes colaborativas, tais como o Pergamum e a Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA).
O manual já está disponível para consulta no Repositório Institucional.
Acesse:
Manual de Procedimentos da Rede de Núcleos de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência (NAPD)
