Português

BU promove Encontro de Gestores

11 de novembro de 2015

A Direção da Biblioteca Universitária (BU) promoveu o primeiro encontro do Grupo de Gestores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC) no dia 29 de outubro, às 9 horas, no Auditório da Biblioteca de Ciências e Tecnologia. Com um formato diferenciado das reuniões habituais, a iniciativa tem como objetivo valorizar, integrar e fortalecer as lideranças (os gestores) do Sistema, propiciando momentos para a reflexão e o diálogo, a partir de depoimentos pessoais e de debate acerca de resultados de estudos científicos relacionados à gestão de bibliotecas acadêmicas. Busca-se com isso um alinhamento com a nossa prática diária.

 

Foto Encontro Gestores BU

Inicialmente, houve o acolhimento com música, seguido de exibição do vídeo “Vamos pensar juntos uma nova Biblioteconomia?”, de David Lankes, e da realização de uma dinâmica de grupo, cuja temática se relacionava ao enfrentamento de desafios. Logo depois, ocorreu a discussão do artigo “Gestão de recursos humanos em bibliotecas universitárias: reflexões”, de Júlia Gonçalves da Silveira, publicado na Revista Ciência da Informação, tendo como coordenador o bibliotecário Francisco Jonatan Soares, Diretor da Biblioteca Universitária.

Foto Encontro Gestores BUFoto Encontro Gestores BUFoto Encontro Gestores BU

Ao final, foi apresentada, a título de informe, a metodologia para o mapeamento de competências no Sistema de Bibliotecas, que está sendo estudada pela Comissão de Pessoal, formada por servidores da BU. O objetivo do projeto é desenvolver ações de desenvolvimento e capacitação com foco em competências. Como projeto piloto, serão delineadas as competências dos gestores e, posteriormente, as competências de todos os servidores. Na etapa inicial, representantes de todas as funções participarão indicando os comportamentos que observam em seus colegas de trabalho no dia a dia que contribuem para o alcance da missão, visão, valores e estratégias da instituição, comportamentos esses que gerarão as competências institucionais da BU e servirão de lastro para a avaliação das competências individuais.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – 85 3366.9508