Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Biblioteca Universitária

Área do conteúdo

Capes disponibiliza questionário sobre política de acesso aberto

Data da publicação: 28 de abril de 2023 Categoria: Notícias, Periódicos Capes

A CAPES disponibilizou no dia 14 de abril um questionário consultivo para coleta de dados que devem subsidiar a formulação da política de acesso aberto da Fundação. O documento foi encaminhado aos coordenadores de programas e pró-reitores de pós-graduação, dirigentes de agências de fomento, das universidades e dos institutos de pesquisa. O preenchimento, que não leva mais de 10 minutos, deve ser feito até 2 de maio.

A participação, tanto nas respostas ao questionário quanto na difusão do ofício, é fundamental para auxiliar a CAPES a aprimorar sua política de acesso e disseminação da informação científica, de modo a facilitar o Acesso Aberto. O conceito é usado para classificar a produção científica aberta, um movimento mundial feito para liberar o acesso às pesquisas, auxiliar o trabalho dos próprios cientistas e aproximar a sociedade das realizações acadêmico-científicas.

Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, expressa no documento que “é primordial obter perspectivas de diversos atores da comunidade acadêmico-científica para a celebração de acordos transformativos com editoras internacionais”. Assim, esta etapa é essencial para aprimorar o Portal de Periódicos da CAPES. Este é o maior acervo científico digital do mundo, com mais de 40 mil publicações em texto completo, em todas as áreas do conhecimento.

O questionário vai subsidiar o workshop relativo a acesso aberto e acordos transformativos na CAPES, previsto para maio deste ano. O objetivo do evento é dar continuidade ao assunto e aprofundar as discussões com a comunidade acadêmica. Um dos pontos abordados será o pagamento de Article Processing Charges (APC) no âmbito dos contratos do Portal de Periódicos.

Fonte: CGCOM/CAPES

Acessar Ir para o topo