Português

Livros Livres 3 anos: ampliando horizontes é tema da semana de atividades na Biblioteca Central do Campus do Pici.

22 de maio de 2019

Selo de 3 anos do Livros LivresO Sistema de Bibliotecas, através da Biblioteca Central do Campus do Pici preparou uma grande programação para a última semana de maio com o tema “Livros Livres 3 anos: Ampliando horizontes”, para celebrar com a comunidade o aniversário do projeto. O “Livros Livres” foi criado em 2016 com o propósito de incentivar o gosto pela leitura ao viabilizar o compartilhamento de livros para a comunidade sem necessidade de cadastro e empréstimo.

A atividade teve como primeiro ponto de compartilhamento a Biblioteca Central do Campus do Pici. Ao longo desse período, o projeto foi expandido para 15 pontos na Universidade Federal do Ceará e 1 externo. Nesses 3 anos de atividade, com a disponibilização de 14 livros por dia, a Biblioteca Central do Campus do Pici, por exemplo, já compartilhou mais de 6.500 volumes de literatura brasileira e estrangeira, histórias em quadrinhos, entre outros gêneros. Juntos, os pontos já compartilharam mais de 10.000 títulos dos mais variados gêneros.

Juliana DinizA semana de celebração começa no dia 28 de maio, às 16h, com a palestra “As mulheres de Beauvoir” da escritora fortalezense Juliana Diniz, doutora em Direito pela USP e professora do Curso de Direito da UFC, que ocorre dentro do “Livros, Prosa e Arte”, projeto de produção e disseminação de ações artístico-culturais do “Arte na Biblioteca”, em parceria com a Varanda de Ciência Poética (Cipó), coordenada pelo professor Cavalcante Junior, do Instituto de Cultura e Arte (ICA). No mesmo dia, às 17h30, haverá uma apresentação do Quarteto de Cordas da Camerata de Cordas da UFC e, às 18h, acontecerá o lançamento do livro “Paginário”, da Editora Aliás, organizado por Anna K. Lima.

No dia 29 de maio, a partir das 14h, acontecerá uma oficina de zine e o lançamento do livro “Chinchila”, de Levi S. Porto. Às 18h, teremos a exibição do filme “Uma mulher fantástica”, de Sebastián Lelio, que ganhou o Oscar 2018 de “Melhor Filme Estrangeiro”, dentro da mostra de maio “Mulheres em Movimento” no Cineclube da Biblioteca, com uma roda de conversa após o filme.

Divulgação do Projeto Livros LivresE para encerrar a semana, no dia 31 de maio, às 12h, ocorrerá o sorteio “3 anos de Livros Livres” e o prêmio será uma cesta com 3 livros de um clube de assinatura de livros, 1 quebra-cabeça literário surpresa, 1 vela aromática e 1 case para tablet/Kindle. Para participar do sorteio e manter viva a chama do conhecimento e do compartilhamento, basta doar pelo menos 1 livro para o projeto. Cada livro doado equivale a 1 número na lista de doadores (ou seja, se alguém doar 10 livros, tem direito a 10 números no sorteio). O “Livros Livres” aceita todos os gêneros literários, exceto livros didáticos e acadêmicos, e as doações poderão ser feitas na Biblioteca Central do Campus do Pici.

Ainda no dia 31, a partir das 14h, acontecerá a abertura do Clube de Leitura LER (Literatura, Engenharia e Reflexão) do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC) da UFC, coordenado pelo Prof. Luiz Gonzaga Rodrigues Filho, com a participação do Grupo Verso de Boca.

Toda a programação acontecerá no Auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici. Para participar da oficina de zine é necessário fazer a inscrição neste formulário também disponibilizado nas redes sociais da biblioteca (Instagram: @bccp e Facebook: Arte na Biblioteca). Saiba mais sobre o Projeto Livros Livres.

Fonte: Islânia Castro Teixeira da Silva, bibliotecária da Biblioteca Central do Campus do Pici – fone: 85 3366 9515

Marcadores: