Obra Iracema em formato acessível
Data de publicação: 27 de outubro de 2023. Categoria: Acessibilidade, Divisões do SiBi, NotíciasNa Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Divisão de Preservação do Acervo e a Biblioteca de Coleções Especiais e Obras Raras, disponibilizam em formato acessível a obra Iracema (lenda do Ceará), de José de Alencar, uma edição comemorativa do centenário do escritor cearense, publicada pela Imprensa Universitária da UFC, em 1965, revista e prefaciada por Braga Montenegro, e ilustrada por Nearco Araújo.
A edição foi uma iniciativa de Antônio Martins Filho, fundador e primeiro reitor da Universidade Federal do Ceará, sendo confiada ao escritor Braga Montenegro a tarefa de revisar e prefaciar a obra. Nela foi mantida a proximidade com o original, sendo feita a pesquisa e confrontada com edições confiáveis (Livraria Garnier, Instituto Nacional do Livro, Editora José Aguiar), tendo em vista a popularidade e a diversidade de versões publicadas.
O romance Iracema é uma obra representativa da literatura brasileira, genuinamente cearense, sendo esta edição integralmente desenvolvida no âmbito da UFC. Por esse motivo, foi selecionada para a ação em acessibilidade digital que consistiu na digitalização e a conversão em PDF/A, e edição para um formato acessível com a descrição de todas as ilustrações da obra. Sendo mantida as duas versões digitais.
A ação de tornar o livro acessível pretende promover o acesso ao livro, a leitura, e a literatura, e é parte do projeto da Bolsa de Iniciação Acadêmica “Biblioteca de Coleções Especiais e Obras Raras: acessibilidade digital”. Estando disponível para acesso digital através do catálogo online da biblioteca e na versão impressa para a consulta local.
Descrição da imagem: banner com fundo verde claro e borda na cor verde escuro. No centro, no lado direito, a capa do livro, na cor bege escuro, possui uma cercadura, moldura na cor verde escuro, contornando uma moldura menor, na cor verde claro. A parte interna contém linhas retas, formando um retângulo. Na base superior da moldura interna, está escrito “José de Alencar”, na cor preta, e abaixo na cor verde escuro, “Iracema” e dentro do espaço retangular, na parte inferior, algumas linhas onduladas na cor verde escuro, representando pequenas ondas. Na base da moldura que contorna o retângulo, no rodapé, está escrito: “Imprensa Universitária do Ceará”, na cor preta. Abaixo da capa está escrito “Revista e prefaciada por Braga Montenegro”, na cor verde. Do lado direito da capa, o retrato do autor, José de Alencar, o rosto está desenhado em meio perfil, com a cabeça levemente inclinada. Ele possui uma barba densa e comprida, a testa alta, rosto e nariz estreito, com cabelos curtos penteados para trás. Abaixo está escrito “José de Alencar (1829-1877)”, na cor marrom. Um pouco abaixo está escrito “Capas e ilustrações de Nearco Araújo”, na cor verde. Na parte inferior, centralizado, Imprensa Universitária da UFC, na cor marrom. Por fim, no rodapé do banner estão a logo do Sistema de Bibliotecas e o brasão da UFC, na cor branca.
Fonte: Juliana Almeida – (bibliotecária chefe da Divisão de Preservação do Acervo) – e-mail: bice@ufc.br