Português

Prof. Custódio Almeida ministra a palestra “A tarefa do filósofo é se preparar para morrer”

21 de agosto de 2018

Palestra Professor Custódio AlmeidaA Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP) recebe no dia 28 de agosto o professor e filósofo Custódio Almeida, que irá ministrar a conferência “A tarefa do filósofo é se preparar para morrer”. O evento dará continuidade ao projeto “Livros, Prosa e Arte”, iniciativa do Arte na Biblioteca, projeto da BCCP, em parceria com a Varanda de Ciência Poética (Cipó). A palestra acontecerá no auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici, às 16 h. Não será necessária a inscrição prévia, mas a participação no evento está sujeita à lotação do local, que tem capacidade para 60 pessoas.
Custódio Luís Silva de Almeida é professor da Universidade Federal do Ceará, possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.Como professor atua nas áreas de Fenomenologia, Hermenêutica, Dialética e Metafísica. Publicou os seguintes livros como organizador e/ou autor: Metafísica Contemporânea (2007),O deus dos filósofos contemporâneos (2003), Hermenêutica e Dialética: dos estudos platônicos ao encontro com Hegel (2002), O deus dos filósofos modernos (2002), Nós e o absoluto (2001) e Hermenêutica Filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer (2000).

O evento marca a quinta edição do “Livros, Prosa e Arte”, que é uma das novidades do Arte na Biblioteca para o ano de 2018. A ação nasce como uma parceria entre a Varanda de Ciência Poética (Cipó), coordenada pelo professor Cavalcante Junior, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, e o Arte na Biblioteca, projeto de produção e disseminação de ações artístico-culturais da Biblioteca Central do Campus do Pici. Sempre na última terça-feira de cada mês, o “Livros, Prosa e Arte” terá o livro como objeto central de conversas entre leitores e escritores, além de debater a arte literária, com seus mistérios, seus encantos e seus desafios no Brasil contemporâneo.

Para os que comparecerem, haverá emissão de declaração de participação.

Fonte: Francisco Feitosa Moura Filho, coordenador do Projeto Arte na Biblioteca – fone: 85 3366 9515.