Português

Projeto “Livros, Prosa e Arte” celebra os 3 anos dos Livros Livres

20 de maio de 2019

Juliana Diniz

A escritora fortalezense Juliana Diniz irá ministrar a palestra “As mulheres de Beauvoir” no dia 28 de Maio, às 16h, no Auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP). A palestra integra o evento “Livros, Prosa e Arte”, promovido pela BCCP, e ocorre na semana de comemoração dos 3 anos do “Livros Livres”, atividade de compartilhamento de livros sem necessidade de empréstimo do Sistema de Bibliotecas.

Doutora em Direito pela USP e professora do Curso de Direito da UFC, Juliana Diniz começou a escrever em 2014, logo após a maternidade, e desde então vem participando de concursos literários. Seu primeiro livro, “O Instante-Quase”, publicado pela Editora 7 Letras em 2016, traz uma coletânea de 12 contos, onde cada um tem o nome de suas diferentes protagonistas: Lúcia, Perpétua, Auxiliadora, Maria, Natália, Gabriela, Clarita, Silene, Lindalva, Olívia, Marina e Hilda. Sobre seu segundo livro, “O Mergulho”, publicado em 2017 também pela Editora 7 Letras, e que curiosamente teve a impressão de 50 exemplares numerados e outros 30 exemplares avulsos, Juliana disse: “O mergulho não é um poema, nem um romance, tampouco um conto. É talvez uma experiência de prosa poética”. Em seu romance “Memória dos Ossos” publicado pela Editora Dummar, a autora narra em primeira pessoa a história de uma família de mulheres tendo que lidar com suas memórias e ancestralidade.

Em seus livros, Juliana Diniz, gosta de falar sobre as emoções, experiências, memórias e idiossincrasias que perpassam as contingências da vida cotidiana de suas protagonistas femininas. A autora tem a revisão e a reescrita como partes fundamentais do seu processo criativo.

A escritora revisita o pensamento crucial da filósofa e ativista política francesa Simone de Beauvoir, que foi a protagonista da “articulação conceitual do pensamento feminista” e que começou a refletir sobre os problemas da condição feminina analisando a própria vida e a vida de outras mulheres.

O evento “Livros, Prosa e Arte” é uma iniciativa do Arte na Biblioteca, projeto de produção e disseminação de ações artístico-culturais da Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP), em parceria com a Varanda de Ciência Poética (Cipó), coordenada pelo professor Cavalcante Junior, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

Sempre na última terça-feira de cada mês, o “Livros, Prosa e Arte” terá o livro como objeto central de conversas entre leitores e escritores sobre a arte literária e os seus desafios no Brasil contemporâneo.

Não é necessária a inscrição prévia, mas a participação no evento está sujeita à lotação do local, que tem capacidade para 60 pessoas. Para os que comparecerem, haverá emissão de declaração de participação.

Fonte: Islânia Castro Teixeira da Silva, bibliotecária da Biblioteca Central do Campus do Pici – fone: 85 3366 9515.

Marcadores: