Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Biblioteca Universitária

Área do conteúdo

Proposta de implantação de repositório de dados para a UFC é aprovada em edital de incentivo à ciência aberta do CNPq, IBICT e RNP

Data de publicação: 18 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

Em 2021 o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) celebrou um Acordo Tripartite de Cooperação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para desenvolver ações relacionadas à construção de uma federação nacional de repositórios de dados de pesquisa. A iniciativa tem ainda como objetivo estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil, conforme o compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto.

A partir dessa parceria, o CNPq, IBICT e a RNP publicaram uma chamada aberta para a incubação de repositórios de dados de pesquisa baseados na ferramenta Dataverse. Foram 13 propostas submetidas por instituições de todo o Brasil para concorrer ao Edital RNP-CNPq-IBICT para Ciência Aberta e, dentre elas, o projeto enviado pelo Sistema de Bibliotecas da UFC foi aprovado entre as 4 instituições selecionadas. 

O projeto será coordenado pela Bibliotecária Juliana Soares Lima e conta com o apoio da Direção do Sistema de Bibliotecas da UFC (Bibliotecário Felipe Ferreira da Silva) e da Divisão de Coordenação de Bibliotecas (Bibliotecária Kalline Yasmin Soares Feitosa), da Reitoria da UFC e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) para fornecer a infraestrutura tecnológica adequada para a implantação do repositório de dados da UFC.

Inicialmente, o projeto contará, ainda, com a participação de quatro pesquisadores da UFC que irão colaborar em determinadas fases do processo e no fornecimento de conjuntos de dados durante o período de incubação do repositório. São eles: Prof. Dr. Bruno de Athayde Prata (Curso de Engenharia de Produção), Prof. Dr. Francisco Gildemir Ferreira da Silva (Curso de Finanças), Prof. Dr. José Carlos Tatmatsu Rocha (Curso de Fisioterapia) e Prof. Dr. Ronaldo Mangueira Lima Júnior (Curso de Letras/Inglês).

O resultado da seleção pode ser conferido aqui.

Fonte: Divisão de Coordenação de Bibliotecas – e-mail: dcb@ufc.br

Acessar Ir para o topo