Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Biblioteca Universitária

Área do conteúdo

Projeto Arte na Biblioteca lança convocatórias para realização de mostra artística

Data de publicação: 31 de julho de 2017. Categoria: Notícias

O projeto Arte na Biblioteca, de iniciativa da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP) da Universidade Federal do Ceará (UFC), lança duas convocatórias destinadas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral para submissão de propostas artísticas e culturais no primeiro ano da Mostra Arte na Biblioteca (MAB), que acontecerá no segundo semestre de 2017. As inscrições para as duas edições iniciais da mostra começam nesta segunda-feira (31) e serão feitas online, por meio do preenchimento do formulário de inscrição e do envio de amostras das obras por e-mail.

A MAB tem o objetivo de difundir as mais variadas formas de saber, ampliando, assim, os serviços que a biblioteca oferece a seu público, e cada uma de suas edições tem temáticas específicas. A primeira se dará entre os dias 21/08 e 15/09 e terá como tema “Fortaleza e suas formas de violências”, que pode ser abordado sob os mais diferentes vieses: das questões gerais da cidade às particularidades de suas comunidades específicas, das violências físicas às de natureza psicológica ou simbólica, entre outros pontos de vista. Já a segunda edição, programada para o final de setembro (18 a 29), irá se debruçar sobre o bairro Pici, adotando como temática “Pici: sua arte, sua cultura, sua história”.

Podem participar da MAB pessoas vinculadas a UFC ou não cujos trabalhos estejam alinhados com o tema de cada uma das edições da MAB. Serão aceitas as mais variadas linguagens artísticas: dança, teatro, performance, literatura, música, fotografia, cinema e audiovisual, pintura, ilustração, moda, design, entre outros. O prazo de inscrição para a primeira edição vai de 31/07 a 11/08 e para a segunda, do dia 31/07 a 25/08.

O projeto Arte na Biblioteca tem apoio da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC e busca promover atividades artístico-culturais na biblioteca, fortalecendo a imagem desse espaço também como um centro cultural e favorecendo a interlocução entre os múltiplos saberes, a fim de garantir e ampliar o acesso público ao conhecimento.

Para mais detalhes sobre a MAB e o Arte na Biblioteca, consulte as convocatórias 01/2017 (PDF 383 KB) e 02/2017 (PDF 384 KB).

Fonte: Islânia Castro Teixeira da Silva, diretora da Biblioteca Central do Campus do Pici – fone: 3366 9515.

Acessar Ir para o topo